Seguindo as orientações das principais agencias de saúde pública, a Perkins and Will acaba de lançar um conjunto de estratégias de orientação voltadas aos empregadores, fornecendo uma série de informações úteis a serem consideradas à medida que as restrições impostas aos locais de trabalho – em razão da atual crise sanitária mundial – vão sendo aliviadas, delineando soluções e critérios adequados para que as empresas possam reabrir as portas de suas empresas de forma segura.
O guia defende uma reabertura gradativa e por etapas, a qual exige um planejamento sério e disposição para encarar mudanças estruturais. Desenvolvido pela Perkins and Will, o manual foi redigido de acordo com as principais normas de segurança do trabalho e pensando no bem-estar dos funcionários. Na verdade, o conjunto de estratégias definidas no compêndio recém publicado abrange uma enorme variedade de cenários, desde um retorno instantâneo e coletivo a uma volta em etapas com fases de transição.
Tendo a segurança no ambiente de trabalho e o bem-estar dos trabalhadores como as principais prioridades, o manual define diretrizes focadas no retorno ao espaço de trabalho, introduzindo novas medidas de segurança. Considerando desde a presteza dos funcionários, a capacidade máxima do escritório, os diferentes cenários possíveis, assim como as demandas específicas dos clientes e o fluxo de trabalho necessário, condições de trabalho remoto, entre outras variáveis, o guia de retorno às atividades lançado pela Perkins and Will inclui diferentes soluções que podem ser adaptadas segundos as necessidades de cada escritório, proporcionando uma transição segura na volta ao trabalho presencial. E o que é melhor, ele nos diz tudo aquilo que devemos considerar antes de reabrir as portas:
- Entender as fases da pandemia
- Adaptar a estrutura do escritório
- Entender os riscos
- Avaliar a presteza dos funcionários
- Definir uma nova capacidade de trabalho
- Identificar as prioridades
- Considerar condições de trabalho remoto por mais tempo
- Avaliar novas prazos de entrega
- Implementar mudanças operacionais
- Redefinir critérios de comportamento no ambiente de trabalho
Acesse o guia compilado pela Perkins and Will para descobrir algumas das estratégias delineadas no manual para saber como voltar com segurança ao seu escritório.
Planejamento e retorno gradual
Quantas pessoas poderiam voltar a trabalhar simultaneamente em seu escritório sem expô-las à riscos desnecessários? Atualmente, além da definição da distância de segurança de dois metros entre postos de trabalho, não há nenhuma normativa especifica que ofereça mais detalhes sobre como agir no ambiente de trabalho em tempos de COVID-19. Com base nisso, avalie primeiramente o número de estações de trabalho que você pode liberar em um primeiro momento. Estabeleça regras de capacidade máxima para cada sala e espaço compartilhado, como banheiros, despensas e salas de reunião e abuse do coeficiente de segurança sem medo!
- # Estações de trabalho @ 2 metros + # salas privativas + # estações de trabalho @ 2 metros. Redefina o número de postos de trabalho segundo a nova capacidade máxima cumprindo o afastamento mínimo de segurança.
Deslocamento e acesso ao edifício
Reconfigurar o espaço de trabalho e redefinir o número máximo de pessoas no escritório não são os únicos protocolos de segurança que você deve seguir na fase de transição. No caminho de casa até o escritório todos os seus empregados estão expostos à uma série de riscos. A única coisa que podemos fazer é sermos flexíveis e oferecer opções. O deslocamento é por conta de cada um. Converse com seus funcionários e veja de que maneira você pode ajudá-los a se deslocar até o escritório de forma segura. Procure saber sempre como seus funcionários se deslocam para o trabalho, ofereça incentivos para que os mesmos utilizem sistemas alternativos de mobilidade.
- Acesso: na chegada ao trabalho, redefina seus critérios e protocolos.
- Elevadores: a distância nos elevadores é responsabilidade de todos.
- Escadas: priorize a circulação por escadas.
Critérios de análise de distância
Os critérios análise da distância se referem aos postos fixos de trabalho: demarcação dos postos de trabalho, uso de salas individuais e delimitação de quantidade máxima de pessoas por espaço de uso coletivo. A manutenção de uma distância adequada durante a circulação dentro do escritório dependerá da colaboração de todos. Elementos de orientação visual devem ser instalados em objetos fixos (ou seja, superfícies de trabalho, mesas e no chão) e não em objetos móveis. Salas fechadas devem apresentar orientações de distância física e capacidade afixadas na porta. Os passos para a análise de distância são:
- Analise sua planta baixa utilizando métodos e dimensões precisas
- Desenhe um círculo de dois metros de diâmetro como referência
- Utilize este gabarito para definir as distâncias de segurança para cada posto fixo de trabalho
- Faça uma análise precisa das salas fechadas: veja quantos círculos de 2 metros de raio cabem no espaço para saber quantas pessoas podem permanecer simultaneamente na sala.
- Coloque demarcações no piso marcando a distância de segurança aonde as pessoas costumam organizar filas.
News Via Perkins&Will.
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